É um trabalho de alta complexidade que envolve várias especializações: Implantodontia, Prótese, Dentística, Endodontia e Periodontia. Em casos mais específicos é necessária a intervenção Psicoterapêutica, do cirurgião Buco-Maxilo, dos médicos na Cirurgia Plástica e Fisioterapia.
O dentista Reabilitador Oral atua em média na faixa de 45 a 90 anos e é uma especialidade que vem diminuindo com o passar dos anos, pelo aumento dos trabalhos de prevenção e conscientização da saúde bucal desde a infância.
Estes tratamentos são muito caros, demorados e demandam muito tempo de clínica. Apesar dos avanços tecnológicos, é bem cansativo e honeroso para pacientes e também para o dentista.
As cirurgias de reconstrução óssea, a implantodontia e as próteses atuais ajudam a solucionar as deficiências e problemas bucais relacionado às carências da saúde e da informação vindas de épocas passadas.
A Biocibernética entra para expandir os resultados junto à Fisioterapia e Osteopatia, corrigindo o o Ser Humano por completo, extrapolando os efeitos para o corpo Bioenergético.